Evento organizado pela Fundação Empreender serviu para destacar as oportunidades

Encerrou na quinta-feira, dia 25 de abril o roteiro da comitiva oficial do governo do Paraguai que esteve em Santa Catarina participando do Encontro Internacional de Negócios Brasil-Paraguai. A programação foi organizada pela Fundação Empreender, com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), uma entidade que reúne 149 associações empresariais do estado e mais de 42 mil CNPJs, e da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Durante dois dias, representantes do governo catarinense e empresários puderam conhecer novas oportunidades de negócios, além de fortalecer laços já existentes. Para o governo paraguaio, foi também uma oportunidade para mostrar um pouco do que o país oferece para quem pretende investir lá.

Jonathan Roger Linzmeyer, diretor da Fundação Empreender e coordenador de Relações Internacionais da entidade, destacou a importância deste encontro como um marco inédito na relação bilateral. “Conseguimos construir uma agenda produtiva e inédita entre Santa Catarina e Paraguai, com uma participação muito especial do governo do estado de Santa Catarina”, afirmou.
O roteiro iniciou na quarta-feira, em Florianópolis, com um encontro com representantes do governo catarinense na sede da Facisc.
Ainda na quarta-feira, representantes do governo paraguaio foram conhecer o porto de Navegantes, um dos maiores do Brasil e por onde existem condições de fazer o escoamento da produção vinda do Paraguai, aproveitando as rotas marítimas e os portos catarinenses. “Santa Catarina tem eficiência logística. Essa foi uma expressão muito utilizada pelos representantes do Paraguai. Temos cinco portos e três aeroportos muito bons”, destacou.

Já na quinta-feira, foi a vez de um encontro na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), entre representantes do governo do Paraguai e empresários da região. O evento iniciou com as falas do vice-presidente da ACIJ, Hugo Carlos Rassweiler Schneider. Em seguida, foi a vez de Marco Antonio Corsini, também vice-presidente da ACIJ e diretor de Articulação Estratégica da Facisc, e ainda falaram o diretor da Fundação Empreender, Christian Dihlmann, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Joinville, William Escher.
O diretor da Fundação Empreender, Jonthan Roger Linzmeyer apresentou um panorama de mercado e a relação comercial entre Santa Catarina e Paraguai, enfatizando que há muito já ocorrem negócios bilaterais, os quais podem ser impulsionados a partir de agora com esta aproximação.