A Fundação Empreender acaba de lançar o Programa de Governança para Empresas Familiares + Multi societárias (PGEF), com foco na sensibilização de empresários e lideranças sobre os riscos da ausência de um plano sucessório estruturado. Empresas que integram a Associação Empresarial de Mafra (ACIM) podem participar.

Dados mostram que apenas 32% das empresas familiares sobrevivem à segunda geração, e apenas 2,5% chegam à quarta. Conflitos de sucessão e falhas de governança estão entre os principais motivos da alta taxa de mortalidade desses negócios.

“O PGEF nasce como um farol para orientar empresas familiares a atravessarem o mar revolto da sucessão. Pensar em sucessão é pensar na continuidade de sonhos, histórias e resultados que atravessam gerações”, destaca o presidente da Fundação Empreender, José Nelson Notari.

Com módulos que abordam desde governança e planejamento estratégico até aspectos jurídicos e desenvolvimento comportamental de sucessores, o programa oferece ferramentas práticas para garantir uma transição harmônica e sustentável.

A capacitação terá um ano de duração, e podem participar o fundador da empresa e aquelas pessoas indicadas por ele como possíveis sucessores. “O propósito da Fundação Empreender é atuar para garantir a lucratividade, o crescimento e a perenidade das empresas, e o PGEF vem justamente para contribuir com a perenidade”, destaca o presidente.

O programa tem como parceiros, além da ACIM, a Unisociesc, o que garante professores altamente capacitados e especializados para tratar do tema da sucessão. Notari lembra que o processo de sucessão não significa necessariamente que o fundador deverá deixar a empresa. Pelo contrário, pois o objetivo do PGEF é garantir que sucedido e sucessor possam trabalhar em conjunto.

Mais informações

Para saber mais sobre o PGEF, entre em contato com a Associação Empresarial de Mafra (ACIM).

Telefone/WhatsApp: (47) 99718-9891